Centralia é o nome da cidade nos Estados Unidos que inspirou Silent Hill, ela tinha milhares de moradores na década de 60 e em 2007 apenas 9. Isso por causa de um incêndio descomunal numa mina de carvão que começou em 1962, dura até hoje e só tem previsão de ser extinguido em 250 ANOS.
O incêndio aconteceu por que a principal atividade econômica de Centralia até meados de 1960 era a mineração de carvão, as empresas começaram a falir e então em 1962 um grupo de bombeiros foram contratados para fazer a limpeza do aterro da cidade (uma atividade comum e anual em Centralia), o problema é que a limpeza era feita basicamente tacando fogo em tudo e o aterro havia sido mudado de lugar. Coincidentemente o novo local do aterro era acima de uma mina de carvão, o incêndio não foi corretamente apagado o que fez com que a mina de carvão abaixo pegasse fogo, dando início ao grande incêndio.
Foram feitas várias tentativas de se apagar o incêndio, nenhuma bem sucedida. Os níveis de monóxido e dióxido de carbono no ambiente subiram tanto que começou a comprometer a saúde dos moradores. Em 79 o dono de um posto de gasolina mediu a temperatura de seus tanques e a gasolina estava a quase 78 graus Celsius.
Buracos começaram a se abrir sozinhos no chão cerca de dois anos depois, um deles “engoliu” um garoto e quase o matou.
O governo norte americano gastou 42 milhões de dólares para realocar os moradores de Centralia para as cidades vizinhas.
Um fato bizarro é que existem ainda 5 residências habitadas e a igreja local realiza missas semanais. Os vapores que emergem das minas abriram diversos buracos nas vias que dão acesso a cidade, diversas tentativas de repara-las foram feitas, porém com o constante vazamento de gás causando novos buracos o tempo todo, o governo desistiu.
Infelizmente sirenes ao anoitecer e criaturas bizarras baseadas nos seus medos e pecados não vão aparecer em Centralia (eu acho), porém é bizarro saber que o incêndio ainda está ativo no subterrâneo da cidade onde a temperatura atinge temperaturas superiores a 540°C só para você ter ideia, mais quente que o planeta Mercúrio e os gases das minas tornam o ambiente tão tóxico quanto Saturno. A previsão para o fogo se extinguir é de 250 anos.